estratégia de marketing

Como Implementar a Estratégia De Marketing Certa

Quando falamos de estratégia de marketing digital, existem diversas abordagens que alguns peritos recomendam e que algumas empresas usam. Algumas destas estratégias de marketing não resultam muito bem. Após alguns anos de experiência nesta área, existem algumas empresas com as quais trabalhamos que usavam estratégias de marketing confusas, e que não produziam os melhores resultados.

Um dos maiores erros que muitas empresas cometem é o facto de se focarem em muitos canais de marketing ao mesmo tempo. Desta forma acabam por não obter os resultados que desejam. Porquê? Quando tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, os resultados podem não ser os melhores. É por este motivo que recomendamos aos nossos clientes que se foquem numa coisa de cada vez.

Foque-se numa coisa de cada vez

Existem tantos canais de marketing que podemos usar para melhorar os nossos resultados que por vezes é difícil escolher qual o mais adequado. Por vezes as empresas tentam estar presentes em todo o lado. Esta não é a melhor abordagem. Para implementar uma estratégia de marketing digital que resulte é necessário estar a par das diferentes oportunidades e canais de marketing. O que significa isto?

Dependendo da área de negócio em que a sua empresa se encontra, existem alguns canais de marketing que são muito mais importantes do que outros. Vejamos um exemplo:

Imagine que tem um negócio de ecommerce. Possivelmente poderia fazer publicidade ao seu negócio com flyers, porém esta abordagem não faria muito sentido. Isto porque algum potencial cliente ao ler o seu flyer poderá esquecer-se facilmente em segundos. Seria também impossível de monitorizar as conversões e desta forma calcular o retorno do seu investimento nesta estratégia de marketing. Se considerarmos um restaurante, talvez a utilização de flyers faça mais sentido.

O que podemos concluir com este simples exemplo é que a escolha do canal de marketing é essencial para o seu sucesso.

Escolha o canal de marketing certo

Ao escolher o canal de marketing certo, estará a certificar-se de que o dinheiro que irá investir em marketing irá gerar o máximo de vendas. Para escolher o canal de marketing adequado, terá de experimentar algumas opções inicialmente. É claro que em algumas indústrias certos canais de marketing resultam melhor do que outros. Ao focar-se num só canal, consegue também controlar melhor os seus gastos, do que tentar investir em vários canais ao mesmo tempo.

Como escolher o melhor canal de marketing? Se a sua empresa se encontra numa área de negócio completamente nova,  será necessário experimentar várias opções. Certifique-se de que monitoriza os resultados, e de que consegue calcular qual o canal de marketing que gera mais vendas. Assim que testar as várias opções deve focar-se na que consegue gerar mais vendas com o menor investimento. Ignore todos os outros canais de marketing. Deve focar a sua estratégia de marketing num só canal que produz os melhores resultados, e que gera mais vendas.

A sua estratégia de marketing é um investimento


Como qualquer investimento, o seu capital deve gerar um retorno. O mesmo conceito aplica-se à sua estratégia de marketing digital. O seu objectivo em termos de marketing digital deverá ser de gerar o maior número de clientes e vendas com o menor orçamento possível. Desta forma, tem de determinar quanto dinheiro precisa de gastar para gerar €1 de vendas.

É neste sentido que a escolha do canal de marketing mais adequado poderá ajudar o seu negócio a crescer. Ao otimizar o seu canal de marketing preferido, conseguirá alcançar retornos mais altos. Imagine se com €0.1  de gasto em marketing conseguisse gerar €1 de vendas. Esta é a melhor forma de abordar a sua estratégia de marketing digital.

Monitorize os resultados da sua estratégia de marketing

As preferências dos consumidores estão constantemente a mudar. Desta forma, enquanto empresário tem de monitorizar constantemente os resultados da sua estratégia de marketing. Mudanças inesperadas podem afetar o seu negócio de forma significativa. Como tal, é necessário adaptar a sua estratégia de marketing a esta realidade. 

De forma a atingir os seus objetivos, estes ajustes à sua estratégia de marketing têm de ser feitos. Se tem uma estratégia que tem resultado durante muito tempo, e pensa que poderá continuar com a mesma abordagem durante os próximos 5 anos, deixe-me dizer-lhe que não irá funcionar. Os consumidores mudam, e o mundo está em constante transformação. Como tal, a forma como os consumidores pensam, escolhem e compram produtos e serviços também está sempre a mudar.

A sua empresa precisa de se adaptar a estas mudanças e encontrar a melhor estratégia de marketing para implementar. Para que o retorno nos seus gastos com marketing seja o mais elevado.

Estratégia de marketing a longo prazo

Algumas estratégias de marketing como SEO, e marketing de conteúdos são estratégias de longo prazo. Existem algumas empresas que são mais pressionadas para gerar resultados de forma rápida. Contudo, o SEO e o marketing de conteúdos não funcionam desta forma. Para que uma estratégia de SEO e conteúdos resulte é necessário pensar a longo prazo. 

Quando se gasta dinheiro em anúncios, só dura até o seu orçamento de marketing acabar. Ao investir em SEO e conteúdo, poderá atrair clientes indefinidamente. Para ter um negócio de sucesso a longo prazo, é essencial ter uma estratégia de marketing de conteúdos e SEO.

Temos vários serviços na área de marketing de conteúdos e de SEO, e gostaríamos de o ajudar a atingir os seus objetivos de marketing. Contacte-nos para que possamos implementar uma estratégia de marketing que resulta.

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